Como fazer templates para instagram (feed e stories)

Fazer templates para instagram é um baita caminho tanto para você melhorar o seu conteúdo, quanto para vender esse serviço para quem não tem tempo.

E você não precisa mais do que o seu celular e três ferramentas:

• O navegador de internet;
    • Um app de bloco de notas / organização;
    • E um aplicativo de criação de posts.

Fazer templates para instagram – tutorial completo em vídeo:

O aplicativo que escolhi para te ensinar neste tutorial é o Canva, um dos mais famosos do mercado na época em que este post foi escrito. Ele é um dos vários que te ensino a usar na Escola de Posts.

Passo a passo para fazer templates para instagram

Primeiro, no navegador, vamos pesquisar por um conjunto de cores.

Entre os vários sites que existem para isso, um dos mais bacanas é o coolors.co. Ali você já encontra várias combinações prontas.

Escolha a que mais te agrada, toque nas cores para copiar e salve os códigos no app de bloco de notas.

E, por precaução, tire um print também, que você poderá usar direto lá no Canva.

Ainda no navegador, você para pra pensar se quer ter um fundo para o seu visual que seja liso — apenas a cor — ou com uma texturinha, com um padrão para chamar de seu.

Caso queira uma textura, vamos pesquisar em um banco de imagens. Entre as centenas de opções existentes, neste tutorial eu usei o pexels.com.

Procurei por abstract (abstrato, para ser como uma textura mesmo) e escolhi uma para trabalhar.

Agora, vamos para o aplicativo de criação de posts.

E por mais que o canva tenha dezenas de milhares de templates prontos, não te conduzi direto para lá por um motivo simples: personalidade.

Mesmo que você goste muito de um, milhões de pessoas tem a oportunidade de gostar. As chances de ficar muito parecido com o visual de outra pessoa são enormes.

Você pode até começar com um visual pronto e colocar aquela imagem que a gente baixou, para deixá-lo com a sua cara.

Serve para que veja combinações de fontes prontas, caso não queira pesquisar por conta. Neste caso, abra o template, veja as fontes, copie / salve o nome delas e pronto.

Agora, no canva:

• Crie um arquivo com a medida personalizada de 1080 x 1350 px. Adicione um elemento qualquer. Salve e reserve.
    • Crie um arquivo no formato de post para instagram (geralmente quadrado, 1080 x 1080 px). Adicione um elemento qualquer. Salve e reserve.
    • Crie um arquivo no formato de stories.

Voltamos para o começo, criamos um arquivo em branco no formato dos stories.

Fazemos o upload do fundo que escolhemos.

E agora, colocamos uma das cores que escolhemos.

Em seguida, procure uma forma que combine com o visual do seu fundo.

Aplique as demais cores da sua identidade.

Trabalhe como preferir, ajuste dentro do seu gosto e necessidade.

Gostou, era isto que você queria? Maravilha, você criou o visual dos stories.

• Agora, duplique a página duas vezes.
    • Na primeira cópia, remova os elementos que adicionou, e deixe somente o fundo com cor.
    • Na segunda, adicione a forma de um quadrado.
    • Adicione no canva e deixe da mesma largura da sua arte de story.
    • Agora, ajuste os elementos que você colocou em outros locais dos stories, bem onde a arte do post quadrado vai ficar.
    • Prontinho! Criado o template do seu post quadrado.
    • Exporte essas duas telas como imagens.
    • Faça o upload delas, novamente, para o canva.

Lembra do primeiro formato que criamos?

Agora que vamos usá-la para criar seu post no formato retrato. Faça o upload da imagem dos stories, sem elementos. Adicione na tela do seu projeto. Selecione novamente os elementos e posicione como preferir. E prontinho!

E agora? Salve como imagens estes arquivos!

E ali estão os visuais dos seus stories, de post quadrados e no formato retrato.

Agora, é só usar! Este foi o resultado no tutorial em vídeo:

Usando os templates no dia a dia

Crie um novo arquivo para o story, adicione o fundo, coloque as fontes que desejar, crie em cima.

O mesmo para o post quadrado: suba a imagem, posicione direitinho, pegue as fontes, e vai.

E para o post de formato retrato, idem.

Viu como é fácil criar o seu conteúdo com a sua cara?

Se tiver algo que você não entendeu bem, fica a vontade para me perguntar nos comentários do vídeo ou abaixo.

E para mais conteúdos sobre criação de posts, considere seguir este instagram aqui: @tonykarlos