Propagandas antigas como inspiração para seus posts

Propagandas antigas fazem e sempre farão parte dos nossos dias.

Contam a história pela perspectiva do capitalismo e nos relembram como a nossa cabeça é facilmente manipulável.

Comunicam uma mensagem que ou não faz mais parte da nossa cultura, ou refletem um momento diferente da nossa sociedade.

No entanto, não é somente pelo sentido negativo: quantas memórias de produtos e serviços que consumimos estão diretamente ligadas a momentos em família, com as pessoas que escolhemos dividir a vida, e com situações importantes em nossas vidas.

Pois é!

O bacana de buscar inspiração nas propagandas antigas nelas não é pela mensagem ou momento, mas pela ideia.

Parar e pensar: quais coisas foram reunidas aqui para a mensagem ser dita?

O que eu posso reunir, dentro do que eu conheço ou vejo, para passar as minhas mensagens?

Você encontra propagandas antigas diretamente pelo google imagens e em outras redes, como pinterest e tumblr, além de poder ver propagandas do mundo inteiro em sites como o Ads of the world.

Como criar posts para mídias sociais usando propagandas antigas (e não as novas)?

Antes de tudo, é importante reforçar: as propagandas antigas utilizavam, visualmente, apenas dois recursos: uma foto que dá ou reforça uma ideia, e uma chamada pra completar o entendimento.

Além disso, este é o caminho mais simples para fazer um post utilizando o celular.

Não é que não dê para usar as novas.

No entanto, elas usam muitos recursos gráficos que, por enquanto, não estão disponíveis para criar posts usando só o celular.

Criar posts tipo propagandas antigas — tutorial

Se com as novas compramos o que “precisamos”, com as antigas podemos nos inspirar para criar conteúdo.

E é muito simples para fazer.

Primeiro, você pesquisa e escolhe quais propagandas antigas, com o conhecimento que você tem, pode usar para passar a sua mensagem.

Em seguida, escolhe um aplicativo que você sabe o básico ou já tem experiência.

Em seguida, coloca a mão na massa.

Pesquisando por duas propagandas antigas, estes foram os resultados do vídeo:

Nesta, a simplicidade de usar somente os elementos de texto.

Foram 2 posts, e ambos foram criados com o (então) Adobe Spark, hoje, CC Express.

E aqui, pensando mais na chamada, e usando de forma abstrata a imagem, para reforçar o título.

Finalmente, este é um dos vários caminhos que você tem para se inspirar na criação do seu conteúdo. Conheça outros com os demais posts aqui do blog ou com o curso completo da Escola de Posts!